Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

insonia1
No comando: INSONIA

Das 00:00 às 05:59

amanhcer1
No comando: AMANHECER

Das 06:00 às 08:00

guto_agostini_foto01
No comando: CANÇÕES DO SUL DO MUNDO

Das 08:00 às 09:59

manha1
No comando: MANHÃ MUSICAL

Das 08:00 às 11:59

gaucho-rs-farroupilha_00006_g-730x321
No comando: Linha Campeira

Das 10:00 às 11:59

naftalina1
No comando: NAFTALINA

Das 12:00 às 13:59

o-music-top-fa1
No comando: TOP FÃ

Das 14:00 às 15:59

20160825155610
No comando: TARDE MUSICAL

Das 14:00 às 17:59

tarde-musical-findi111
No comando: TARDE MUSICAL

Das 16:00 às 17:59

bailaogaucho222
No comando: BAILÃO GAÚCHO

Das 18:00 às 18:59

domingaco-18as20hrs1
No comando: DOMINGAÇO

Das 18:00 às 19:59

guto_agostini_foto01
No comando: CANÇÕES DO SUL DO MUNDO

Das 18:00 às 19:59

music-paradise1
No comando: MUSIC PARADISE

Das 18:00 às 19:59

bailao-bandinhas-san-francisco
No comando: BAILÃO – BANDAS

Das 19:00 às 19:59

vibrazone1
No comando: VIBRAZONE

Das 20:00 às 23:59

Vaninenses participam de evento sobre Saúde Preventiva em David

Compartilhe:
pics_david2019_1

O vice-prefeito de Vanini, Ereneu Bogoni, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Gabriel Tasca, com a extensionista da Emater/RS, Camila Rigotti, e com a Drª Ione Oro, participou do sétimo encontro regional da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que aconteceu na última sexta-feira, 13, em David Canabarro e reuniu representantes de 9 municípios da região: Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Mato Castelhano, Muliterno, São Domingos do Sul, São Jorge e Vanini.

Na oportunidade, o Deputado Paparico Bacchi, presidente da Frente, ministrou a palestra “Quantos anos eu quero viver?” e apresentou aos municípios a Proposta de Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares, que visa diminuir o consumo excessivo de medicamentos nos municípios por meio da utilização de Homeopatia, Filoterapia, Acupuntura, Massoterapia, Musicoterapia, Cromoterapia, entre outras práticas.

Fonte Comunicação PM de Vanini

Mais sobre o Evento:

O sétimo encontro regional da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foi realizado na sexta-feira (13), em David Canabarro. A atividade fomentou a inserção das PICS como meio para proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população. Na ocasião, o parlamentar ampliou o debate sobre as iniciativas que atuam de forma preventiva na área da saúde com representantes de nove municípios da região: Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Mato Castelhano, Muliterno, São Domingos do Sul, São Jorge e Vanini.

“Trabalhamos com foco e determinação. A cada dia que passa tenho mais certeza que este movimento está certo, pois os gestores públicos precisam implementar novas iniciativas na área da saúde. Não tenho dúvidas que as PICS pautarão o debate sobre saúde pública nos próximos anos no Rio Grande do Sul”, salientou Paparico Bacchi. O deputado também afirmou que a frente parlamentar busca garantir recursos da Política de Incentivo Estadual à Qualificação da Atenção Básica em Saúde (PIES) para as práticas integrativas nos municípios.

pics_david2019_2

Dentre as atividades realizadas no ato, foi entregue às autoridades presentes uma sugestão de projeto de lei municipal elaborado pela frente parlamentar. A proposta tem como foco consolidar uma política pública de saúde e não somente um projeto de governo, como no município de Ibiraiaras, onde foi aprovado pela Câmara de Vereadores o projeto de lei municipal das PICS sugerido pela frente parlamentar.

O anúncio da aprovação do projeto encaminhado pela prefeitura de Ibiraiaras à Câmara de Vereadores foi realizado pela secretária municipal de Saúde, Gessi Bones, anfitriã do primeiro encontro regional da frente parlamentar das PICS no início de julho de 2019. “Acreditamos que o futuro da saúde depende da participação da comunidade e das lideranças, além do esforço coletivo dos profissionais da área em conjunto com o poderes Executivo e Legislativo, somados ao compromisso coletivo de proporcionar mais saúde e qualidade de vida a todos”, destacou a secretária Gessi Bones.

O vice-prefeito de David Canabarro, Lauro Antonio Benedotti, salientou os esclarecimentos feitos no encontro. “O que o deputado coloca em pauta é de suma importância e vem ao encontro do que os gestores públicos buscam: proporcionar mais saúde, com menor custo possível aos cofres públicos”, afirmou Canabarro. E o secretário municipal de Saúde de David Canabarro, Ederson Frata, manifestou a importância de implementar iniciativas preventivas. “Com os recursos públicos na área da saúde congelados por 20 anos e com uma demanda cada vez maior de atendimento à sociedade, as práticas integrativas proporcionam que as administrações municipais atuem de forma preventiva na área da saúde. E a prevenção custa mais barato que o tratamento da doença”, destacou o secretário Frata.

Na ocasião, a coordenador da frente parlamentar das PICS, Márcia Jacobsen, realizou os esclarecimentos sobre o projeto de lei e compartilhou informações sobre as 29 práticas integrativas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Márcia também ressaltou que as PICS utilizam técnicas naturais com base em conhecimentos tradicionais, com foco na prevenção e tratamento integrado com a medicina convencional para diversas doenças.

Presenças:

Também participaram do encontro o vice-prefeito de Vanini, Irineu Bogoni; o presidente da Câmara de Vereadores de David Canabarro, Rodrigo Vassoler; os secretários municipais da saúde Gabriel Tasca (Vanini), Gilmar Tasca (São Domingos do Sul), Valentin Pressi (Santo Antônio do Palma), Gessi Bones (Ibiraiaras); além dos secretários da administração municipal de David Canabarro, Fabiano Tibola (Agricultura) e Fabiane Gatto Oro (Educação e Cultura).
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) foi representada pelo gerente regional adjunto e ex-prefeito de Caseiros, Dartanhã Luiz Vecchi; os chefes de escritório da Emater-RS, Fernando Pontel (Ciríaco) e Rozimeri Alves Galente (David Canabarro), e pela assistente técnica da Emater na região de Passo Fundo, Doriana Miotto. Tania Dalmago (naturopata) e Marleia Canci Gomes (terapeuta de Gentil) representaram os profissionais da área.

Fonte – Comunicação Frente Parlamentar e Dep. Paparico Bacchi

Deixe seu comentário:

radios.net