Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

insonia1
No comando: INSONIA

Das 00:00 às 05:59

amanhcer1
No comando: AMANHECER SERTANEJO

Das 06:00 às 06:59

bailaogaucho222
No comando: AMANHECER GAÚCHO

Das 07:00 às 07:59

voo-livre1
No comando: VÔO LIVRE

Das 08:00 às 11:59

vintage-cassette-tape-2000x1657-wallpaper
No comando: NAFTALINA

Das 12:00 às 13:59

20160825155610
No comando: TOP HITS

Das 14:00 às 18:59

bailao-bandinhas-san-francisco
No comando: BAILÃO – BANDAS

Das 19:00 às 19:59

vibrazone1
No comando: VIBRAZONE

Das 20:00 às 23:59

Vigilância Sanitária/Ambiental e Emater realizam ações na Josué Bardin

Compartilhe:
imp_trat_adequado01

No dia 9 de setembro, atividades de conscientização para reutilização de resíduos orgânicos foram realizadas na Escola Estadual Cônego Josué Bardin.

Dados do Ministério do Meio Ambiente afirmam que os resíduos orgânicos representam mais de 50% do total de resíduos gerados e, desse total, menos de 2% são destinados para a compostagem. Quando disposto de forma incorreta, o lixo orgânico gera contaminação do solo e da água, além da proliferação de vetores transmissores de doenças. Além disso, o lixo orgânico misturado ao lixo seco impossibilita a sua reciclagem, ocasionando depósitos excessivos de lixo nos aterros sanitários.

Uma demanda antiga da comunidade escolar de Vanini era promover a produção de húmus através da compostagem com utilização de minhocas. Com esse objetivo, a Vigilância Sanitária e Ambiental e a Emater de Vanini realizaram uma atividade de educação ambiental com os alunos do sexto ano da Escola Estadual Cônego Josué Bardin, juntamente com o professor Alcídio Vizioli e a Diretora Salete Oro. Nesse sentido, Camila Rigotti, extensionista da Emater, ressaltou a importância do tratamento adequado do lixo orgânico, através do qual é possível obter diversos benefícios advindos do processo de decomposição (transformação do resíduo em fertilizante), que melhora as características, físicas, químicas e biológicas do solo. Na oportunidade, Camila também destacou os resíduos mais indicados para a vermicompostagem, instalações mais utilizadas, controle da umidade e temperatura.

Em seguida, a vigilante sanitária Aline De Bastiani trabalhou com os alunos a espécie de minhoca mais adequada para a produção de húmus, as minhocas californianas, que têm altas taxas de reprodução e permanência no cativeiro e consomem o equivalente ao seu peso em matéria orgânica por dia. Outros aspectos abordados foram: o ponto ideal de utilização do húmus, proteção aos predadores e biologia reprodutiva das minhocas californianas.

imp_trat_adequado_alunos02

Na segunda etapa, os alunos construíram uma vermicomposteira em anexo à escola, onde prepararam as camadas, dispuseram as minhocas e comprometeram-se a realizar a manutenção adequada para o sustento do sistema. “Futuramente, o húmus produzido na escola será utilizado em canteiros para produção de verduras e temperos para a merenda escolar”, destaca a vigilante Aline.
Fonte – Jair Pedroso Filho
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vanini

Deixe seu comentário:

radios.net